segunda-feira, 30 de setembro de 2024

AULA de HOJE - 30 de SETEMBRO - 11ºA - #11 e #12

11ºA - 08:15 às 10:05


Sumário: Introdução ao estudo das seções:
Sólidos secionados.

 01 - EXERCÍCIO Professor João: Sólido:
Determine a figura da seção feita por um plano de topo Teta  numa pirâmide triangular oblíqua, sabendo que:
- A pirâmide oblíqua está assente num plano horizontal;
- A base é um triângulo equilátero [ABC] cujo centro é o
ponto O ( 0; 6; 1);
- O ponto A da base tem a mesma abcissa do ponto O e 1cm de afastamento;
- O vértice do sólido é o ponto V ( -5; 5; 7);
A projeção frontal do plano de topo Teta faz 45º ( a.e.) e contém o ponto P da linha X com abcissa igual a menos 4 cm.



 02 - EXERCÍCIO - SEÇÕES DE SÓLIDOS

EXERCÍCIO 09 - 2012, Época especial (código 708)
Represente pelas suas projeções, o sólido resultante da secção produzida por um plano vertical θ numa pirâmide quadrangular oblíqua de base regular contida num plano frontal, situada no primeiro diedro. Destaque a traço mais forte, a parte da pirâmide delimitada pelo plano secante e pelo plano frontal de projeção.
Identifique, a traço interrompido, as arestas invisíveis do sólido resultante. Preencha, a tracejado, a projeção visível da secção.
Dados:
– o ponto A (5; 8; 3) e o ponto B (– 1; 8; 1) são dois vértices do quadrado [ABCD] da base da pirâmide;
– o vértice V pertence à mesma reta de topo que contém o ponto A e tem 0 de afastamento;
– o plano θ contém um ponto do eixo x com – 4 de abcissa e o seu traço horizontal faz um ângulo de 45º, de abertura para a esquerda, com esse eixo.


 03 - EXERCÍCIO - SEÇÕES DE SÓLIDOS

:Desenhe as projeções do sólido resultante da seção produzida por um plano vertical ϴ num cubo com duas bases de perfil, sabendo que:
- O quadrado [ABCD] é a face de perfil mais à esquerda
sendo A ( 1; 1,5; 3 ) e C ( 1; 9; 5) dois vértices opostos do quadrado.
- O plano vertical ϴ faz 55º (a.e.) e interseta o eixo X num ponto com -3,5 cm de abcissa.
- O sólido resultante da secção fica compreendido entre o plano ϴ e o P.F.P..

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