terça-feira, 26 de julho de 2011

EXAME Geometria Descritiva 2ª Fase PROPOSTA de RESOLUÇÃO





O Exame da 2ª Fase foi algo desequilibrado pois os primeiros dois exercícios eram muito acessíveis (o primeiro então foi dos mais acessíveis de sempre), mas os outros dois exigiam algum trabalho, principalmente o três. A perspectiva da peça no exercício quatro era fácil, bastava estar atento. Eu apostaria num exercício de secções, mas acabou por sair sombras, tal como no exame da 2ª Fase do ano passado.
Boa sorte. Esta é a minha proposta de resolução.

Até breve

10 comentários:

  1. muito obrigada. fiz exame hoje e tenho bem o 1º, o 4º, o 3º não (mas já me tinha apercebido) e o segundo da-me a mesma medida na VG (aproximadamente 9,2 certo?), mas o processo não foi o mesmo. espero que esteja correcto :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, a medida em VG é, efectivamente, de 9,2cm.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada! dessa forma penso que terei os 3 exercícios bem.

    ResponderEliminar
  4. Este exame foi dos mais acessíveis que vi! O único em que me confunfi foi na sombra e fiquei nervosa com o tempo que passava (comecei a fazê-lo umas 4 vezes e repetia sempre os mesmos erros). Mas quando comecei a fazê-lo com cabeça faltavam quinze minutos para tocar e não consegui acabar. :s

    Os outros 3 exercícios era demasiado fáceis! A Axonometria apenas levava algum tempo a fazer, mas achei bem fácil. A distância era das mais simples e a intersecção até me fez pensar: "É só isto?"

    Acho que era um exame para o 20... Mas não consegui, por causa de não ter acabado a sombra. :S

    ResponderEliminar
  5. Eu só tenho mal uma coisita... :S
    Na sombra real do tres, fiz bem a "meia elipse" mas depois desses pontos fiz perpendicularmente ate ao eixo X e uni aos pontos da sombra propria da base que estava no plano Frontal...
    Quanto acha que desconta por colocar mal a sombra de 2 segmentos de recta? :S

    ResponderEliminar
  6. a mim também me deu 9,2! :)
    uma pergunta, eu medi os 2 cms do cubo, no ex 4, no plano xy rebatido, está bem assim?

    ResponderEliminar
  7. eu também fiz o exame hoje!
    a Vg do ex 2 tambem me dava 9.2!
    no ex4, eu medi os 2 cm de arestas do cubo no xy rebatido, esta bem?
    e já agora, nao tenho as direçoes de todos os tracejados certas(no ex3), sabe se desconta muito?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma duvida :s nos critérios do GAVE aparece na axonometria:
    Rebatimento dos três eixos coordenados...6 pontos

    é rebater: zx;
    xy;
    e yz.

    ou é só os 3 como está ai resolvido xy e yz??

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada pela correcção!
    Contudo, tenho uma dúvida no ex2:
    quando se passa por P uma recta perpendicular ao plano, descontam muito se tiver usado uma recta horizontal em vez de obliqua? A resolução é igual mas no fim, mesmo que rebata o plano vertical, a V.G fica 11,3cm. :(

    ResponderEliminar
  10. Enganei-me nos dois pontos de quebra no exc.3, quanto acha que me pode descontar? Obrigado

    ResponderEliminar