11ºA - 14:50 às 16:40
EXERCÍCIO 31 - 2006, 2.ª Fase (código 408)
Represente uma pirâmide quadrangular regular de base horizontal, situada no primeiro diedro, de acordo com os dados abaixo apresentados. Utilizando a direção luminosa convencional, determine a sombra própria da pirâmide e a sua sombra real projetada nos planos de projeção.
Represente, a traço interrompido, as arestas invisíveis do sólido e as partes invisíveis do contorno da sombra projetada. Identifique as áreas visíveis das sombras próprias e projetada, preenchendo-as a tracejado ou com uma mancha de grafite clara e uniforme.
Nota: Se optar pelo tracejado, deverá fazê-lo com linhas paralelas ao eixo x, nas áreas de sombra própria, e com linhas perpendiculares às respetivas projeções da direção luminosa, nas áreas de sombra projetada.
Dados:
– o vértice da pirâmide é o ponto V (0; 6; 0);
– o ponto A (3,5; 8; 6) é um dos vértices da base [ABCD].
EXERCÍCIO 21 - 2001, 2.ª Fase (código 121)
Determine as sombras própria e projetada nos planos de projeção de uma pirâmide pentagonal oblíqua com base frontal.
Dados:
– a base é o pentágono regular [ABCDE], que se encontra inscrito numa circunferência com o centro em O (4; 0; 6), sendo um dos seus vértices o ponto A (4; 0; 10);
– a aresta lateral [AV] é de perfil, perpendicular ao plano bissetor dos diedros ímpares, e o vértice V pertence ao plano horizontal de projeção;
– a direção luminosa é a convencional.
Sem comentários:
Enviar um comentário